quarta-feira, 26 de outubro de 2011

E SEGUE A OPERAÇÃO DO ERRO?

Uma “invasão alien” ajudaria a resolver a crise, sugere Krugman

Nobel de Economia leva o keynesianismo literalmente ao espaço e mostra a sua frustração pela falta de um novo estímulo do governo americano


Paul Krugman recebeu o Prêmio Nobel de Economia em 2008

“E, se então descobrirmos, ops, foi um erro, não há aliens, sairíamos dessa melhor”, disse

São Paulo – O prêmio Nobel de Economia Paul Krugman levou o seu espírito “keynesianista” ao extremo e defendeu durante o programa "Fareed Zakaria GPS" da CNN que uma “invasão alien” poderia ajudar a resolver a crise econômica em 18 meses. A tese de Krugman, claro, é apenas mais um apelo para que o governo americano inicie um novo programa (o terceiro) de estímulos econômicos. John Maynard Keynes foi um economista britânico famoso defensor do estado intervencionista.


Cartaz do programa de Tv de 1963 "Outer Limits"

"The architects of fear", episódio citado por Krugman

O mercado esperava que o Banco Central americano (Federal Reserve) tivesse anunciado, em sua reunião na semana passada, uma nova rodada de estímulos econômicos, mas não o fez. Em contrapartida, o Fed, liderado pelo economista Ben Beranke, firmou o compromisso de manter o juro entre zero e 0,25% ao ano até 2013.

Krugman voltou a dizer o que tem falado há anos, que o déficit não é a prioridade econômica principal do dia e lembrou que os esforços para sair da 2ª Guerra Mundial ajudaram na saída da Grande depressão e brincou que algo similar poderia ser feito hoje. “Pense sobre a 2ª Guerra Mundial, ok? Havia, na verdade, um gasto social negativo, e ainda assim nos tirou de lá (da depressão)”, disse ele durante o programa.

Os gastos do governo americano cresceram 37% em 1941, 132% em 1942 e 110% em 1943. Tudo isso apoiado por investimentos em equipamentos militares. “Se nós descobríssemos que aliens vindos do espaço estariam planejando um ataque e nós precisássemos de uma infraestrutura para conter a ameaça e se a inflação e o déficit do orçamento assumissem uma segunda posição, esta queda teria um fim em 18 meses ”, disse ele durante o programa.

Krugman chega a citar que a ideia partiu de um episódio do famoso programa "The Twilight Zone", mas o programa correto é "The Outer Limits". No capítulo lembrado por Krugman, "The Architects of Fear (1963)", o mundo havia entrado em um tipo de guerra fria na qual um holocausto parecia iminente. Na esperança de evitar um confronto apocalíptico entre os países, um grupo de cientistas planeja lançar uma falsa invasão alienígena da Terra, como um esforço de unir a humanidade contra o inimigo em comum.

“E, se então descobrirmos, ops, foi um erro, não há aliens, sairíamos dessa melhor”, disse Krugman. O economista participava de um debate com Ken Rogoff, economista da universidade de Harvard, que brincou: “E nós precisaríamos de Orson Welles, se é isso que você está dizendo”. Confira abaixo o programa da CNN na íntegra:


COMENTÁRIO:
A grande maioria dos líderes mundiais está ancioso por uma Nova Ordem Mundial chegando até apelar para a invasão do mundo por alienígenas.
Nos último dias vimos matérias em vários lugares na circulando na internet sobre supostas invasões de seres extraterrestres.

http://exame.abril.com.br/mercados/noticias/uma-invasao-alien-ajudaria-a-resolver-a-crise-sugere-krugman

Nenhum comentário: