sexta-feira, 9 de setembro de 2011

AS PROFECIAS ESTÃO SE CUMPRINDO

Manifestantes egípcios invadem



embaixada de Israel no Cairo



Ministério do Interior decretou estado de alerta no país após confrontos.
Milhares de egípcios foram às ruas pedir pressa nas reformas pós-Mubarak.


A embaixada de Israel no Cairo, capital doEgito, foi invadida por manifestantes e vandalizada na noite de sexta-feira (9), informou a agência oficial egípcia Mena.

Os manifestantes jogaram milhares de documentos confidenciais israelense a partir de um dos escritórios da embaixada, segundo testemunhas, que também relataram muitos tiros próximo ao local.


Os disparos pareciam vir das imediações de uma delegacia localizada perto da embaixada, no bairro da Guiza, na margem oeste do Rio Nilo.

Carros policiais também foram incendiados e destruídos.

A polícia lançou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar a multidão que se reuniu na rua em frente ao edifício.

O governo de Israel confirmou que os manifestantes invadiram a entrada do prédio, mas disse que eles não chegaram aos escritórios.

Manifestante ergue bandeira do Egito em frente a fogueira diante do prédio da Embaixada de Israel, nesta sexta-feira (9), no Cairo (Foto: AP)Manifestante ergue bandeira do Egito em frente a fogueira diante do prédio da Embaixada de Israel, nesta sexta-feira (9), no Cairo (Foto: AP)

À tarde, os manifestantes haviam derrubado parcialmente um muro de proteção construído recentemente pelas autoridades do Egito para proteger a embaixada, que foi alvo de vários protestos nos últimos dias.

Cerca de mil manifestantes se reuniram em frente ao prédio da missão diplomática e atacaram a construção com martelos, sem que a polícia militar nas proximidades impedisse.

O embaixador israelense, sua família e equipe teriam chegado ao aeroporto do Cairo, aparentemente para tentar deixar o país, disseram à agência Reuters fontes do aeroporto. Dezenas de outros israelenses no país também estariam chegando ao local.

Durante a madrugada de sábado, veículos da polícia e do exército cercaram o prédio, e o Ministério do Interior declarou estado de alerta no país e suspendeu as folgas dos policiais.

O premiê Essam Sharaf convocou uma reunião ministerial de emergência para avaliar a violência.

EUA
O presidente dos EUA, Barack Obama, está preocupado com o incidente e disse ao premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, que os EUA está tomando providências para resolver a situação sem mais violência, informou a Casa Branca em um comunicado.

Obama também pediu que o governo do Egito "honre suas obrigações internacionais" e garanta a segurança do prédio.

As relações entre Israel e Egito atravessam uma fase delicada desde a morte de cinco policiais egípcios assassinados em 18 de agosto em um ataque das forças israelenses na região de Eliat, que faz fronteira com o Egito.

O Egito foi o primeiro país árabe a fazer um acordo de paz com Israel, em 1979.

Manifestações
Mais cedo, milhares de ativistas egípcios se concentraram na Praça Tahir, palco das manifestações que levaram em fevereiro à queda do ex-presidente Hosni Mubarak, para um dia de protesto destinado a exigir um claro cronograma para a democracia e o fim dos julgamentos de civis por tribunais militares.

Multidão lota a Praça Tahrir, no Cairo, nesta sexta-feira (9), pedindo pressa nas reformas (Foto: AP)Multidão lota a Praça Tahrir, no Cairo, nesta sexta-feira (9), pedindo pressa nas reformas (Foto: AP)














O país está sendo governado provisoriamente por um conselho militar, que prometeu uma transição para a democracia.

O protesto, considerado pelos participantes como um pedido de "correção de rumos", pode ser um sinal do sentimento popular em relação ao conselho militar desde que Mubarak começou a ser julgado, no mês passado.

Manifestações foram realizadas também nas cidades de Alexandria, no Mediterrâneo, e em Suez, na entrada sul do canal, segundo a Mena.

Os grupos islamistas, incluindo o partido político criado pela influente Irmandade Muçulmana -- a mais organizada força política do Egito, após a dissolução do partido de Mubarak --se distanciaram da manifestação.


O julgamento de Mubarak deve ser retomado no domingo com a audiência do principal líder do país, o marechal Hussein Tantaui, chefe do Conselho Supremo das Forças Armadas (CSFA), que será ouvido como testemunha-chave.

http://g1.globo.com/revolta-arabe/noticia/2011/09/manifestantes-invadem-embaixada-de-israel-no-cairo-diz-agencia-oficial.html

Nenhum comentário: