domingo, 17 de julho de 2011

QUANDO DISSEREM "PAZ E SEGURANÇA"

EUA estabelece acordo com organização mundial islâmica para combater a intolerância religiosa

ISTAMBUL - A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, fechou um acordo, nesta sexta-feira, com uma grande organização mundial islâmica que tem como objetivo propor novos caminhos para resolver os debates sobre a religião sem recorrer a medidas legais contra a difamação.

Clinton encontrou, em Istambul, com o chefe da Organização da Conferência Islâmica (OIC, sigla em inglês), Ekmeleddin Ihsanoglu, para ajudar a definir novos mecanismos internacionais para proteger a liberdade de expressão e combater a discriminação religiosa no mundo.

- Juntos, nós começamos a superar a falsa divisão que opõe os conceitos religiosos à liberdade de credo. Procuramos uma nova abordagem, baseada em passos concretos, para lutar contra a intolerância, onde quer que ela ocorra.

Sob pressão dos EUA, a OIC concordou, em março, em abrir mão de sua campanha, que já dura 12 anos, para proteger as religiões da difamação, atitude que permitiu que o Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovasse um plano mais amplo sobre a tolerância religiosa.

Países ocidentais e seus aliados na América Latina, que sempre foram fortes oponentes ao conceito de difamação, se uniram a países muçulmanos e africanos para trazer de volta essa reaproximação, cujo diálogo propõe uma mudança de foco da defesa das crenças para a proteção dos crentes.

Ihsanoglu ressaltou que o objetivo da OIC não é limitar a liberdade de expressão, mas combater a intolerância religiosa, que se espalha perigosamente pelo mundo.

- Nossa causa, que decorre da nossa principal preocupação, não deve ser interpretada como incitação à restrição da liberdade, cuja defesa deve vir acompanhada de componentes como entendimento mútuo, respeito, tolerância e empatia.

De acordo com a nova abordagem proposta, não deve haver criminalização de discursos, a menos que eles incitem a violência.

Desde 1998, debates sobre movimentos internacionais de combate ao preconceito e à difamação de religiões têm ocorrido regularmente. A OIC conseguiu aprovar em conselho e na Assembleia da ONU uma série de resoluções que combatem a difamação religiosa.

Alguns críticos, entretanto, afirmam que o conceito se opõe às leis internacionais e à liberdade de expressão, além de permitir que estados que tenham apenas uma religião predominante mantenham minorias religiosas sob rígido controle ou expostas à conversão forçada ou à opressão.

COMENTÁRIO:

Até parece piada, todos nós sabemos que os esforços do homem para tentar achar a paz são em vão, podem até conseguir uma falsa paz, mas a paz verdadeira só encontraremos a paz quando o nosso Senhor Jesus Cristo retornar.

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/07/15/eua-estabelece-acordo-com-organizacao-mundial-islamica-para-combater-intolerancia-religiosa-924914541.asp

Nenhum comentário: