sexta-feira, 29 de abril de 2011

AS DORES DO PARTO

Obama visita Alabama após tornados e promete ajuda

Presidente dos EUA diz nunca ter visto tanta devastação.
Tempestades mataram mais de 300 pessoas no país.

O presidente dos EUA, Barack Obama, prometeu ajudar o estado do Alabama a superar as destruições trazidas pelos tornados dos últimos dias, apos ter inspecionado pessoalmente os locais.

"Nunca vi uma tal devastação", afirmou Obama, em visita a Tuscaloosa, no oeste do Alabama, onde alguns bairros foram praticamente engolidos pelos tornados, os mais mortíferos nos Estados Unidos em cerca de 40 anos.

"Faremos tudo o que estiver em nosso alcance para ajudar na reconstrução", prometeu.

O presidente dos EUA, Barack Obama, observa os estragos causados na cidade de Tuscallosa, no Alabama, nesta sexta-feira (29) (Foto: AP)
O presidente dos EUA, Barack Obama, observa os estragos causados na cidade de Tuscallosa, no Alabama, nesta sexta-feira (29) (Foto: AP)

O Alabama é o Estado mais atingido por uma série de tempestades acompanhadas de tornados que fizeram mais de 300 mortos no sul dos Estados Unidos, desde 22 de abril.

Rebeldes da Líbia dizem ter retomado o controle de passagem na fronteira com a Tunísia

TÚNIS - As forças rebeldes da Líbia afirmaram ter recuperado o controle da passagem de Dehiba, na fronteira com a Tunísia, depois de grande investida do Exército do ditador Muamar Kadafi.

- Estou olhando agora para a nova bandeira (rebelde) tremulando na fronteira. Os rebeldes ganharam controle dela. Estamos em processo de abertura - afirmou por telefone à Reuters o combatente rebelde Akram el-Muradi.

Os insurgentes haviam conquistado o posto na semana passada. A ação levou Kadafi a enviar suas tropas para recuperar a posição na estratégica região montanhosa . Muitos rebeldes fugiram para o lado tunisiano da fronteira.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/04/29/rebeldes-da-libia-dizem-ter-retomado-controle-de-passagem-na-fronteira-com-tunisia-924345480.asp#ixzz1KxcDRYti
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Dia de fúria' contra governo deixa 62 civis mortos na Síria, diz entidade

EUA anunciam sanções ao regime pela 1ª vez desde início dos protestos.
Conselho de Direitos Humanos da ONU também condenou a repressão.

Do G1, com agências internacionais

O número de civis mortos nesta sexta-feira (29) na Síria durante protestos contra o regime do presidente Bashar al Assad subiu a 62, segundo balanço do Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A maioria das mortes, 33, ocorreu na província de Deraa, no sul, foco dos protestos. Também morreram civis em Rustun (25), Homs (2) e Latakia (2).

Também nesta sexta, o presidente dos EUA, Barack Obama, assinou uma ordem executiva impondo novas sanções contra a agência de inteligência da Síria e dois familiares do contestado presidente, em resposta à violenta repressão aos protestos, afirmaram autoridades norte-americanas.

Manifestantes marcham contra o governo da Síria nesta sexta-feira (292) em Banias (Foto: AP)Manifestantes marcham contra o governo da Síria nesta sexta-feira (292) em Banias (Foto: AP)

Assad não está entre aqueles que serão atingidos pelas sanções, que incluirão congelamento de bens e proibição de negócios com os Estados Unidos, mas ele poderá ser incluído nesta lista se a violência por parte das forças do governo contra manifestantes pró-democracia continuar, acrescentaram as autoridades.

São as primeiras sanções americanas contra o país árabe desde o início dos protestos. Os EUA aplicam sanções ao regine sírio desde 2004.

Também nesta sexta, o Conselho de Direitos Humanos da ONU condenou o governo sírio pela resposta violenta às manifestações. O Brasil votou favoravelmente à condenação.

Explosão em café em Marrakesh deixa mais de dez mortos
Investigadores no local da explosão em Marrakesh - Reuters

MARRAKESH, Marrocos - Pelo menos 15 pessoas morreram e 20 ficaram feridas na explosão de uma bomba em um café na cidade marroquina de Marrakesh. De acordo com a TV estatal, pelo menos dez vítimas eram estrangeiros. Seis eram franceses e outros quatro não tiveram a nacionalidade divulgada.

As informações iniciais davam conta de que se tratava de uma explosão acidental, mas o Ministério do Interior afirmou que os investigadores apontam para a "tese de atentado". Segundo relatos da impressa marroquina, o autor do ataque é um suicida que entrou na cozinha do café para explodir as bombas. Ele seria um dos 148 presos políticos libertados em 14 de abril do ano passado.

A explosão tem a marca de insurgentes islâmicos. Se eles estiverem de fato por trás da ação, esse será o primeiro grande ataque de extremistas no Marrocos desde 2003, quando uma série de explosões na capital comercial do país, Casablanca, matou ao menos 45 pessoas.

Segundo uma fonte, entre as vítimas há clientes e funcionários do café Argana, que fica na praça Jamaa el-Fna, a mais importante da cidade. O telhado sobre o segundo andar do café foi arrancado pela força da explosão, e pedaços do emboço e fios elétricos ficaram espalhados.

"Provas coletadas no local indicam que foi um ato criminoso", afirmou o Ministério em nota divulgada pela agência MAP.

Em nota, o Itamaraty expressou solidariedade ao governo do Marrocos e às famílias das vítimas, e ressaltou que o governo brasileiro repudia todas as formas de terrorismo.

Marrakesh é um dos principais destinos turísticos do país. O turismo é uma importante fonte de receita do país, que já sofre para se recuperar após a crise econômica global.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/04/28/explosao-em-cafe-em-marrakesh-deixa-mais-de-dez-mortos-924336841.asp#ixzz1KxcR9VtY
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Regime de ditador líbio ameaça massacre e dá quatro dias para rendição de rebeldes

Muammar Gaddafi diz ter retomado o controle do porto de Misrata e oferece anistia

Do R7, com agências internacional


Christophe Simon/29.04.2011/AFPChristophe Simon/29.04.2011/AFP

Um jovem rebelde da Líbia, que foi ferido por uma bala, é tratado pelos médicos em uma clínica improvisada dentro de uma casa próxima à linha da frente de Al Ghiran, em Misrata


O governo da Líbia afirmou na sexta-feira (29) ter retomado o controle do porto de Misrata e avisou que rebeldes da cidade sitiada enfrentarão maiores massacres a menos que entregassem suas armas em quatro dias para serem, então, perdoados.

A Líbia está coordenando junto ao governo da Tunísia uma forma de prevenir um desastre na fronteira, disse o porta-voz do governo Mussa Ibrahim a jornalistas. Ele culpou os rebeldes por ultrapassarem a fronteira e exigiu respeito pela soberania do território da tunisiano.

Ibrahim também exigiu que as forças estrangeiras deixassem o país ou "iremos acabar com elas".

- Lutaremos por Misrata soldado por soldado, jovem homem por jovem homem, jovem mulher por jovem mulher.

Os opositores lutam pelo controle do aeroporto de Misrata e tentam expulsar as forças leais ao ditador Muammar Gaddafi, informou nesta sexta-feira à agência de notícias EFE Jalal el Galal, membro do Conselho Nacional Transitório (CNT), que atua como governo de fato no leste da Líbia.

El Galal não confirmou quem controlava o aeroporto da terceira maior cidade do país nesta tarde, mas fontes rebeldes de Misrata relataram que continuavam nas instalações, embora prosseguiam os confrontos entre ambos os lados.

A tomada do porto é de vital importância para as provisões militares e civis da cidade de Misrata, atacada há dois meses pelas tropas do regime, enquanto o aeroporto tem um valor bem mais simbólico, já que não está operando no momento.

Gaddafi diz que inutilizou porto estratégico

O regime de Gaddafi afirmou que inutilizou o porto de Misrata, sob controle dos rebeldes, e ameaçou atacar qualquer embarcação que entre na zona portuária da cidade, relatou a emissora de televisão estatal.

Trípoli advertiu que, a partir de agora, a ajuda humanitária deverá ser enviada a Misrata por via terrestre e sob supervisão das tropas do ditador, segundo o canal estatal.

O porto tem sido utilizado nas últimas semanas para levar ajuda humanitária à população da cidade. Ele também foi usado para retirar os feridos e uma parte da população local, além de contribuir para o acesso dos jornalistas à cidade e para o fornecimento de armas e mantimentos aos rebeldes em pequenos navios pesqueiros provenientes de Benghazi.

Pouco antes, a televisão estatal divulgou uma mensagem de Seif al Islam Kadafi, filho do líder líbio, no qual advertiu que o regime não se renderá, apesar dos bombardeios da Otan (aliança militar do Ocidente) e da motivação dos rebeldes.

COMENTÁRIO:

Como vemos o mundo está passando por uma transformação alarmante, terremotos, enchentes, furacões, guerras, terrorismo, tsunamis, muitos serão pegos de surpresa quando o nosso Senhor voltar sobre as nuvens do céu, E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos. Lucas 17:26,27.

Porém aqueles que leêm a Bíblia não serão pegos, porque creio eu que todas as coisas que estão acontecendo no mundo são um aviso do nosso Senhor.

, quando ouvirdes de guerras e de rumores de guerras, não vos perturbeis; porque assim deve acontecer; mas ainda não será o fim.

Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes e tribulações. Estas coisas são os princípios das dores. Marcos 13:8

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/04/obama-promete-ajuda-ao-visitar-o-alabama-depois-dos-tornados.html

Nenhum comentário: