domingo, 22 de agosto de 2010

TERREMOTOS EM VÁRIOS LUGARES

Tremor de cerca de 4º na Escala Richter em SP

Distrito de Getulina foi atingido por abalo no sábado.
Tremor durou apenas cinco segundos; ninguém ficou ferido.

Moradores do distrito Macucos, em Getulina, a 456 km de São Paulo, foram surpreendidos por um tremor neste sábado (21). A ocorrência durou menos de cinco segundos, mas foi suficiente para causar rachaduras nas casas do local.

De acordo com a Defesa Civil, estações sismológicas da Universidade de São Paulo (USP) registram um abalo sísmico de três a quatro graus na Escala Richter.

Uma das casas afetadas está interditada. Os moradores serão levados para um abrigo. Apesar do susto, ninguém se feriu.

Taiwan registra quatro tremores moderados

Os terremotos não deixaram vítimas e atingiram força máxima de 5,4 graus na esla Richter

Quatro terremotos de magnitude considerada moderada foram sentidos neste domingo (22) em Taiwan, segundo a agência oficial de notícias Central News Agency (CNA).

O tremor de mais força atingiu 5,4 graus na escala Richter, às 0h37 deste domingo (13h37, no horário de Brasília deste sábado), com uma profundidade de 27 km, sem deixar vítimas. A cidade de Hualien, na parte oriental da ilha, foi a mais afetada.

Segundo comunicado do Birô Central de Meteorologia, "o tremor foi sentido em toda Taiwan, mas não foram reportados danos por causa das vibrações".

Outros três terremotos menores, de 4,8 graus, 4,4 graus e 3,8 graus na escala Richter também foram registrados na parte nordeste de Taiwan, perto da cidade de Yilan. Também neste caso, não houve vítimas.

Tremor de 4,3 graus na escala Richter sacode o sul da Colômbia

Epicentro estava próximo a cratera do vulcão Galeras; não há registro de vítimas

Um terremoto de 4,3 graus na escala Richter foi registrado, neste domingo (22), no departamento (Estado) colombiano de Nariño, sem causar danos ou vítimas, informou o Instituto Geológico Mineiro (Ingeominas).

O tremor ocorreu às 8h43 locais (10h43 de Brasília), com epicentro situado a 1,5 km da cratera do vulcão Galeras. Segundo o Ingeominas, é o quarto em importância detectado nos últimos três dias nas proximidades do vulcão, situado nos arredores da cidade de Pasto, capital de Nariño.

O Ministério do Interior advertiu que o comportamento do vulcão sugere uma mudança significativa de sua atividade, que se mantém em nível amarelo, o que significa alerta preventivo.

Nenhum comentário: