segunda-feira, 19 de julho de 2010

Vazamento na China despeja 1.500 toneladas de petróleo no mar


Autoridades da China lutam há dois dias para controlar um vazamento de 1.500 toneladas de petróleo no mar, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (19) pela imprensa oficial.

A mancha de óleo tem entre 50 e 100 quilômetros quadrados e foi causada por um incêndio e pelo derramamento em dois oleodutos da estatal China National Petroleum Corp. (CNPC), instalados nas proximidades do litoral de Dalian, no noroeste do país.

O vazamento atinge os mares de Bohai e Amarelo, que separam a China da península coreana. Mais de 20 navios que trabalham na limpeza retiraram cerca de 50 toneladas do mar.

As equipes instalaram 7 km de redes, com aparatos flutuantes, para impedir a propagação da mancha. Os especialistas, no entanto, temem que ela se estenda.

O Departamento de Proteção Ambiental de Dalian mobilizou cerca de 30 coletores de amostras de água do mar para verificar se a mancha se expande em direção às zonas turísticas.

Na última sexta-feira (16), as chamas de uma explosão em um oleoduto próximo ao porto se propagaram, atingindo outro duto paralelo. Em seguida, foram registradas pelo menos outras cinco pequenas detonações.

O acidente ocorreu logo após a saída de um petroleiro da Libéria que havia descarregado 300 mil toneladas de petróleo pelos dutos.

Suspeita de operação "inadequada"

As autoridades chinesas mantêm o navio ancorado para investigações, mas descartam a possibilidade de que ele seja a causa direta do vazamento. Alguns veículos de comunicação chineses, no entanto, levantam a hipótese de que uma operação "inadequada" de retirada do petróleo do navio tenha causado o desastre.

A CNPC prometeu "fazer todo o possível" para reduzir o impacto da tragédia. Representantes da estatal asseguraram que as válvulas dos oleodutos foram fechadas e que já não há mais vazamento.

Dalian tem segundo maior porto da China e é considerada uma importante cidade litorânea do nordeste do país, com mais de 6 milhões de habitantes.

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2010/07/19/china-fecha-porto-devido-vazamento-de-petroleo-917178740.asp

Nenhum comentário: